ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO

MAESTRO
Atualmente a orquestra trabalha com maestros convidados, não tendo um maestro titular oficial.
TROMPETES
JOÃO CARLOS MARTINS RIBEIRO
Licenciado em Música pela UFRGS. Atua na Orquestra Filarmônica da PUCRS e Orquestra Sinfônica de Gramado (RS). Professor de trompete na Casa da Música em Porto Alegre.
ISAC COSTA SOARES
Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista-IPA/RS, estuda trompete na Escola de Música da OSPA/RS. Atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado. Professor de música na educação infantil.
JAIME FREIBERGER
Formado em música pela Escola da OSPA. Atuou nas bandas do Exército no 19BIMTz, 18BIMTz e na 17ª.Banda Infantaria de Selva. Atua na OSPA.
PERCUSSÃO
CLAUDIOBERTO SALGUEIRO BRAGA
Formado no curso de licenciatura em música do Centro Universitário Metodista RS (IPA), instrutor de bandas marciais de Minas do Leão, Sertão Santa e Dois Irmãos. Cursou percussão e teoria na escola da OSPA. Atuou na Orquestra da PUC e também como músico convidado de bandas e cantores do estado.
FILIPE CARÚS BERLITZ
Formado em Percussão pela UFSM/RS , Aperfeiçoamento em instrumento na University of Georgia e Texas A&M University nos EUA. Atua na Orquestra de Sopros de Caxias do Sul. É professor no projeto Orquestra Projari Guaíba.
LUIS ERNESTO DA ROCHA CACCIARI
Bacharel em Música-Percussão pela UFSM/RS; Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista/IPA/RS . Participa como percussionista, baterista, vibrafonista e timpanista em diversas Orquestras no RS.
ANDRÉ LUIS FRANCO
Iniciou os estudos de percussão na escola da OSPA. Bacharel em percussão na UFSM/RS .Atua na Orquestra de Sopros de Caxias do Sul. Atuou como músico convidado em diversas orquestras do Estado.Foi professor de Percussão no projeto HORIZONTES da Orquestra EINTRACH de Campo Bom.
CARLOS RENATO RIBEIRO
Estudou e lecionou no Instituto dos Meninos Cantores e na Musisinos em Novo Hamburgo /RS ; na Escola de Música da OSPA/RS e no Conservatório de Tatuí/SP. Tem formação em Pedagogia na Uniararas /SP. Atua com musicalização na Educação Infantil.
JORGE RICARDO MATTE
Atua profissionalmente desde 1985, tendo trabalhado com vários artistas gaúchos e orquestras do estado. Integra a percussão da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e participa da Banda Tratak de música instrumental.
CLARONE
DARIAN WEBER
Iniciou seus estudos na banda de música do Exército. Integrou como aprendiz a Banda Municipal de São Borja. Foi aluno na Escola de Música da OSPA e na Fundarte em Montenegro - RS. Frequentou cursos de extensão na Unisinos - classe de clarinete e formação pela Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro. Atua como clarinetista convidado em diversas orquestras. Integra a Banda de Música do 19°BIMtz Criador e produtor do regional Buquezeiros Choro & Samba e do Quarteto Natalino Santa Klaus.
CLARINETES
ELISEU RODRIGUES
Graduado em música pelo Centro Universitário Metodista/IPA/RS, especialização no Franklin College of Arts and Sciences - da Universidade da Geórgia/USA. Mestrando em Execução Musical/Clarineta na Universidade Federal da Bahia. Atua como clarinetista convidado em diversas orquestras e como professor.
KAIAN OLIVEIRA AMARAL
Iniciou seus estudos de música no Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE). Posteriormente estudou clarinete e teoria musical na escola de música da Ospa, onde permaneceu por 4 anos. Integrou a Orquestra Jovem da Ospa em 2015 e 2016. Atualmente é licenciando em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
JULIANA TORRES CORREIA DOS REIS
Iniciou os estudos no Conservatório Pablo Komlós da OSPA. Bacharel em Música na UFRGS. Atuou na Orquestra Jovem da OSPA e na Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom/RS. Atualmente professora de clarinete, spalla na Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e realiza trabalhos como musicista convidada.
FILIPE BARCELLOS
Graduando em Música na UFRGS, aluno da Escola de Música da OSPA e membro da Orquestra Jovem da OSPA.
TUBA
JOÃO VIRIATO VICENTE JUNIOR
Iniciou os estudos de música em Pombos – PE, na Banda Padre Galdinho. Estudou no Centro de Educação Musical de Olinda e no Centro de Criatividade do Recife. Cursou a Escola de Especialista de Aeronáutica em 2010, tornando se músico militar. Estuda na Escola da Ospa.
NELSON HENRIQUE SCHEER
Atua na Orquestra de Sopro de Nova Petrópolis . Já atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado.
TROMBONES
CARLOS ALBERTO MALLMANN
Iniciou sua formação na Banda Marcial São João /POA/RS. Cursou Teoria e Percepção Musical na UFRGS e Escola de Música da OSPA. Licenciando em música pela UERGS. Atua como músico convidado em orquestras como OSPA, Orquestra UNISINOS e OSUCS, além de participar de shows e gravações de grupos de música popular. Integra também a Banda Municipal de Porto Alegre.
CONTRABAIXO
CESAR CIELO GUERRA
Iniciou seus estudos de música no violino, aos nove anos de idade. Atuou na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, na OSPA, na Orquestra Filarmônica da PUC/RS e na Orquestra Sinfônica de Goiânia. Em 1997 foi finalista do 5º. Prêmio Weril e em 2002 e 2003 vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA.
No ano de 2010 prestou concurso para Orquestra Estable do Teatro Colon (Buenos Aires) obtendo a segunda colocação. Atua como músico convidado junto às orquestras OSPA, UNISINOS, ULBRA, Banda Municipal de Porto Alegre, entre outras. Mantém uma atividade cameristica com o DUO de Trombone e Piano.
BRUNO ROLDO RUDGER
Aluno do Conservatório Pablo Komlós da Escola de Música da Ospa e Bacharel em música popular na UFRGS. Atua na Orquestra Sinfônica de Gramado.
GABRIEL DALMOLIN NUNES
Bacharel em Contrabaixo Acústico pela UFRGS/RS. Atua nas bandas Camerata Brasileira e do Projeto Especial Billie Holiday. Ministra aulas de contrabaixo e iniciação musical na escola de música Espaço de Criação Musical. Já atuou em orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado.
TROMPAS
RONDINELI LOPES
Formado em Música pela UFSM/RS. Atuou na Orquestra Filarmônica da PUC/RS e como professor de Metais no Instituto de Educação de Ivoti/RS. Atualmente é maestro da Camerata da Escola de Arte Educação-Campo Bom/RS. Tem atuado em várias orquestras do Estado como músico convidado.
LEANDRO RODRIGUES
Iniciou seus estudos no conservatório de música da OSPA. Tem atuado como músico convidado em diversas orquestras do estado. É trompista da Orquestra Filarmônica da PUCRS e do Quinteto de Metais da mesma.
SAXOFONE
RENATO LUIS PEREIRA DOS SANTOS
Licenciado em Música pela UERGS/RS, Pós-Graduado em Educação Social - Faculdades EST/SL, Mestre pela Faculdades EST/SL. Atua como instrumentista nos grupos Barlavento Quarteto de Saxofones e no Quarteto Sugiro Brasil. Professor na Faculdades EST/SL, no Instituto Ivoti, onde desenvolve atividade docente nas áreas de História da Música, Percepção Musical, Prática de Conjunto e Técnica/Interpretação Instrume-ntal.
GUSTAVO ARTHUR MULLER
Formado em saxofone, no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional - Faculdades EST de São Leopoldo/RS. Graduando em Música pela UFRGS. Fundador do grupo Barlavento Quarteto de Saxofones e do Quarteto Sugiro Brasil. Já atuou nas principais orquestras do RS como músico convidado, bem como das Bandas Papas da Língua e Dingo Bells.
GILBERTO SALVAGNI
Bacharel em música com
ênfase composição pela UFRGS.Já atuou como instrumentista em orquestras, conjuntos e grupos de câmara do estado, como arranjador para orquestras e bandas e como produtor em diversos CD de artistas do Rio Grande do Sul. Trabalhou como maestro e diretor artístico na Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Orquestra de Sopros de Veranópolis, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Banda Municipal de Nova Prata, Banda Municipal de Porto Alegre e Orquestra Municipal de Garibaldi Já participou como maestro convidado na Orquestra Sinfônica da Universidade e Caxias do Sul, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e como compositor e maestro convidado da Southeastern Wind Symphony em Hammond, Louisiana, USA. Atualmente é saxofonista e maestro e diretor da Salvagni Big Band.
INGRID LOCKS
Ingressou na OSNH aos 12 anos, como prática de orquestra. É formada pelas Faculdades EST no Curso Técnico em Música com ênfase em saxofone. Atualmente, cursa Licenciatura em Música (com ênfase em saxofone) na UFRGS e Musicoterapia nas Faculdades EST. Além disso, atua como educadora musical.
FLAUTAS
GINA ARANTXA ARBELÁEZ HERNÁNDEZ
Formada em Interpretação Musical com ênfase em Flauta transversal, pelo Instituto Departamental de Bellas Artes de Cali-Colômbia. Atuou em vários grupos de música de câmara, assim como musicista convidada na Banda Departamental do Valle del Cauca, na Orquestra Filarmônica de Cali e na Orquestra de Câmara "Leon J. Simar"-Colômbia ; na OSPA e na OSUCS/RS. É Mestra em Práticas Interpretativas pela UFRGS, continuando atualmente sua formação doutoral neste mesmo programa.
ANA CAROLINA MAGALHÃES BUENO
Iniciou no Conservatório Pablo Komlós da OSPA/RS. Bacharel em Flauta Transversal, pela UFRGS/RS Graduanda em Música na UFRGS/RS. Integrou a Orquestra Jovem da OSPA . Integra a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. Já atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como musicista convidada. Professora de flauta.
IANES GIL COELHO
Licenciado em violão, bacharel em flauta transversal e Mestre em práticas interpretativas pela UFRGS. Além da música sinfônica e de concerto, transita e atua também na música instrumental e universo da canção, atuando como instrumentista, compositor e arranjador. Fez parte do grupo O Choro É Livre e no grupo vocal percussivo UPA.É atualmente professor de música na Escola PROJETO.
RAFAEL MARQUES
Formado na Escola de Música do IPDAE na classe de Flauta Transversal e Teoria - Percepção e Canto Coral . Bacharel em música na UFRGS. Vencedor do I Concurso " Melhor Jovem Flautista" realizado pelo VII encontro de flautistas do RS. Atuou como instrumentista no Lux Sonora, Orquestra de Flautas Transversas IPDAE, Orquestra de Sopros Eintracht, Trio à Brasiliana e Banda Ébano e Marfim. Atua como docente de flauta transversal e teoria e percepção musical na Escola de Música IPDAE e na Fundação Ecarta.
JOÃO PEDRO GERMANO PAGLIOSA
Iniciou no Instituto Municipal de Belas Arte, Bagé /RS. Bacharel em Flauta transversal em Música pela UFPEL. Atuou como bolsista de extensão do projeto "Pife na Escola" e integrante do grupo de flautas "Flautosofando, da UFPEL/RS. Integrou o grupo "Quinteto em Jazz" (Bagé/ RS), foi membro da Orquestra Filarmônica Música pela Música (Pelotas / RS), além de manter atividade de duo com o pianista Nilton Vargas e com a violonista Ana Paula de Lima, bem como o grupo de choro "Seu Valério". Mestrando em música com ênfase em práticas interpretativas pela UFRGS/RS. Atua na Orquestra de Sopro do Centro Cultural Eintracht e como flautista chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Carazinho. Também atua como professora de flauta.
ANA JULIA DREBEL
Integrou o Grupo de Flautas do Santuário das Mães - Novo Hamburgo/RS, a Orquestra Jovem de Novo Hamburgo/RS, o Grupo Instrumental do Coral Canarinhos de NH/RS e estudou flauta transversal na Escola de Música da OSPA/RS. Participa da Orquestra de Sopro de Nova Petrópolis – OSNP – Nova Petrópolis/RS; do Grupo Instrumental da Feevale – Novo Hamburgo/RS; e do Instrumental do Coral do CTG Porteira Velha - Novo Hamburgo /RS.
OBOÉ
RODRIGO JOSÉ SANTOS SIERVO
Bacharel em sopros - ênfase saxofone pela UFRGS. Estuda oboé no curso de extensão da UFRGS.
EUFONIO
MARCOS ANDRÉ NICOLAU DOS SANTOS
Iniciou seus estudos musicais no centro de criatividade musical do Recife, na classe de euphonium. Licenciado em Música, Técnico em Euphonium, e habilitado pela OMB-PE. Atuou na Banda de Música do Centro Educacional de Olinda, CEMO. Atuou na Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Musical do Recife e como músico convidado na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Musical do Recife, na Orquestra Sinfônica da Cidade do Recife e na Banda Sinfônica da Cidade do Recife.