ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO

MAESTRO

LINCOLN DA GAMA LOBO

 

Formado em música na Escola Liceu Palestrina, NH/RS e pela Escola de Música da OSPA/RS. Regeu o Coro da Sociedade de Canto União de Estância Velha/RS e a Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom/RS. Regente da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis/RS e trombonista do Grupo Blaska.

TROMPETES

JOÃO CARLOS MARTINS RIBEIRO

Licenciado em Música pela UFRGS. Atua na Orquestra Filarmônica da PUCRS e Orquestra Sinfônica de Gramado (RS). Professor de trompete na Casa da Música em Porto Alegre.

ISAC COSTA SOARES

Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista-IPA/RS, estuda trompete na Escola de Música da OSPA/RS. Atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado.  Professor de música na educação infantil.

JAIME FREIBERGER

Formado em música  pela  Escola da OSPA. Atuou nas  bandas do Exército no 19BIMTz, 18BIMTz e na 17ª.Banda Infantaria de Selva. Atua na OSPA.

PERCUSSÃO

CLAUDIOBERTO SALGUEIRO BRAGA

Formado no curso de licenciatura em música do Centro Universitário Metodista RS (IPA), instrutor de bandas marciais de Minas do Leão, Sertão Santa e Dois Irmãos. Cursou  percussão e teoria na escola da OSPA. Atuou na Orquestra da PUC e também  como músico convidado de bandas e cantores do estado.

FILIPE CARÚS BERLITZ

Formado em Percussão pela UFSM/RS , Aperfeiçoamento em instrumento na University of Georgia  e Texas A&M University  nos EUA. Atua na Orquestra de Sopros de Caxias do Sul. É professor no projeto Orquestra Projari Guaíba.

LUIS ERNESTO DA ROCHA CACCIARI

Bacharel em Música-Percussão pela UFSM/RS; Licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista/IPA/RS . Participa como percussionista, baterista, vibrafonista e timpanista em diversas  Orquestras no RS.

ANDRÉ LUIS FRANCO

Iniciou os estudos de percussão na escola da OSPA. Bacharel em percussão na UFSM/RS .Atua na Orquestra de Sopros de Caxias do Sul. Atuou como músico convidado em diversas orquestras do Estado.Foi professor de Percussão no projeto HORIZONTES da Orquestra EINTRACH de Campo Bom.

CARLOS RENATO RIBEIRO

Estudou  e lecionou no Instituto dos Meninos Cantores e  na Musisinos em Novo Hamburgo /RS ; na Escola de Música da OSPA/RS  e no Conservatório de Tatuí/SP. Tem formação em Pedagogia na Uniararas /SP. Atua com musicalização na Educação Infantil.

JORGE RICARDO MATTE

Atua profissionalmente desde 1985, tendo trabalhado com vários artistas gaúchos e orquestras  do estado.  Integra a percussão da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e  participa da  Banda Tratak de música instrumental. 

CLARONE

DARIAN WEBER

Iniciou seus estudos na banda de música do Exército. Integrou como aprendiz a Banda Municipal de São Borja.  Foi aluno  na Escola de Música da OSPA e  na Fundarte em Montenegro - RS. Frequentou cursos de extensão na Unisinos - classe de clarinete e formação​ pela Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro. Atua como clarinetista convidado em diversas orquestras. Integra a Banda de Música do 19°BIMtz Criador e produtor do regional Buquezeiros Choro & Samba e do Quarteto Natalino Santa Klaus.

CLARINETES

ELISEU RODRIGUES 

Graduado em música pelo Centro Universitário Metodista/IPA/RS, especialização  no Franklin College of Arts and Sciences - da Universidade da Geórgia/USA. Mestrando em Execução Musical/Clarineta na Universidade Federal da Bahia. Atua como clarinetista convidado em diversas orquestras e como professor.

FILIPE BARCELLOS  

Graduando  em Música na UFRGS, aluno da Escola de Música da OSPA e membro da  Orquestra Jovem da OSPA.

TUBA

KAIAN OLIVEIRA AMARAL 

Iniciou seus estudos de música no Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE). Posteriormente estudou clarinete e teoria musical na escola de música da Ospa, onde permaneceu por 4 anos. Integrou a Orquestra Jovem da Ospa em 2015 e 2016. Atualmente é licenciando em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

JOÃO VIRIATO VICENTE JUNIOR 

Iniciou os estudos de música    em Pombos – PE, na Banda Padre Galdinho. Estudou no Centro de Educação Musical de Olinda  e no Centro de Criatividade do Recife. Cursou a Escola de Especialista de Aeronáutica em 2010, tornando se músico militar. Estuda na Escola da Ospa.

JULIANA TORRES CORREIA DOS REIS

Iniciou os estudos no Conservatório Pablo Komlós da OSPA. Bacharel em Música na UFRGS. Atuou na Orquestra Jovem da OSPA e na Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom/RS. Atualmente​ professora de clarinete, spalla na Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e realiza trabalhos como musicista convidada.

NELSON  HENRIQUE SCHEER   

Atua na Orquestra de Sopro de Nova Petrópolis . Já atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado.

TROMBONES

CARLOS ALBERTO MALLMANN 

Iniciou sua formação na Banda Marcial São João /POA/RS. Cursou Teoria e Percepção Musical na UFRGS e Escola de Música da OSPA. Licenciando em música pela  UERGS. Atua como músico convidado em orquestras como OSPA, Orquestra UNISINOS e OSUCS, além de participar de shows e gravações de grupos de música popular. Integra também a Banda Municipal de Porto Alegre.

CONTRABAIXO

CESAR CIELO GUERRA

Iniciou seus estudos de música no violino, aos nove anos de idade. Atuou na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, na OSPA, na Orquestra Filarmônica da PUC/RS e na Orquestra Sinfônica de Goiânia. Em 1997 foi finalista do 5º. Prêmio Weril e em 2002 e 2003 vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA. 
No ano de 2010 prestou concurso para Orquestra Estable do Teatro Colon (Buenos Aires) obtendo a segunda colocação. Atua como músico convidado junto às orquestras  OSPA, UNISINOS, ULBRA, Banda Municipal de Porto Alegre, entre outras. Mantém uma atividade cameristica com o DUO de Trombone e Piano.

BRUNO ROLDO RUDGER 

Aluno do Conservatório Pablo Komlós da Escola de Música da Ospa e Bacharel em música popular na UFRGS. Atua na Orquestra Sinfônica de Gramado.

GABRIEL DALMOLIN NUNES

Bacharel em Contrabaixo Acústico pela UFRGS/RS. Atua  nas bandas Camerata Brasileira e do Projeto Especial Billie Holiday. Ministra aulas de contrabaixo e iniciação musical na escola de música Espaço de Criação Musical. Já atuou em  orquestras e grupos musicais do estado como músico convidado.

TROMPAS

RONDINELI LOPES

Formado em Música pela UFSM/RS. Atuou na Orquestra Filarmônica da PUC/RS e como professor de Metais no Instituto de Educação de Ivoti/RS. Atualmente é maestro da Camerata da Escola de Arte Educação-Campo Bom/RS. Tem atuado em várias orquestras do Estado como músico convidado.

LEANDRO RODRIGUES 

Iniciou seus estudos no conservatório de música da OSPA. Tem atuado como músico convidado em diversas orquestras do  estado. É trompista da Orquestra Filarmônica da PUCRS e do Quinteto de Metais da mesma.

SAXOFONE

RENATO LUIS PEREIRA DOS SANTOS

Licenciado em Música pela UERGS/RS, Pós-Graduado em Educação Social - Faculdades EST/SL, Mestre pela  Faculdades EST/SL. Atua como instrumentista nos grupos Barlavento Quarteto de Saxofones e no Quarteto Sugiro Brasil. Professor na Faculdades EST/SL, no Instituto Ivoti, onde desenvolve atividade docente nas áreas de História da Música, Percepção Musical, Prática de Conjunto e Técnica/Interpretação Instrume-ntal.

GUSTAVO ARTHUR MULLER

Formado em saxofone, no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional - Faculdades EST de São Leopoldo/RS. Graduando em  Música pela UFRGS. Fundador do grupo Barlavento Quarteto de Saxofones e do Quarteto Sugiro Brasil. Já atuou nas principais orquestras do RS como músico convidado, bem como das Bandas Papas da Língua e Dingo Bells. 

GILBERTO SALVAGNI   

Bacharel em música com
ênfase composição pela UFRGS.Já atuou como instrumentista em orquestras, conjuntos e grupos de câmara do estado, como arranjador para orquestras e bandas e como produtor em diversos CD de artistas do Rio Grande do Sul. Trabalhou como maestro e diretor artístico na Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Orquestra de Sopros de Veranópolis, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Banda Municipal de Nova Prata, Banda Municipal de Porto Alegre e Orquestra Municipal de Garibaldi Já participou como maestro convidado na Orquestra Sinfônica da Universidade e Caxias do Sul, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e como compositor e maestro convidado da Southeastern Wind Symphony em Hammond, Louisiana, USA. Atualmente é saxofonista e maestro e diretor da Salvagni Big Band.

INGRID LOCKS

Ingressou na OSNH aos 12 anos, como prática de orquestra. É formada pelas Faculdades EST no Curso Técnico em Música com ênfase em saxofone. Atualmente, cursa Licenciatura em Música (com ênfase em saxofone) na UFRGS e Musicoterapia nas Faculdades EST. Além disso, atua como educadora musical.

FLAUTAS

GINA ARANTXA ARBELÁEZ HERNÁNDEZ

 

Formada em Interpretação Musical com ênfase em Flauta transversal, pelo Instituto Departamental de Bellas Artes de Cali-Colômbia. Atuou em vários grupos de música de câmara, assim como musicista convidada na Banda Departamental do Valle del Cauca, na Orquestra Filarmônica de Cali e na Orquestra de Câmara "Leon J. Simar"-Colômbia ;  na OSPA e na OSUCS/RS. É Mestra em Práticas Interpretativas pela UFRGS, continuando atualmente sua formação doutoral neste mesmo programa.

ANA CAROLINA MAGALHÃES  BUENO 

 

Iniciou no Conservatório Pablo Komlós da OSPA/RS. Bacharel em Flauta Transversal, pela UFRGS/RS  Graduanda em Música  na UFRGS/RS. Integrou a Orquestra Jovem da OSPA . Integra a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. Já atuou em diversas orquestras e grupos musicais do estado como musicista convidada. Professora de flauta.

 IANES GIL COELHO 

 

Licenciado em violão, bacharel em flauta transversal e Mestre em práticas interpretativas pela UFRGS.  Além da música sinfônica e de concerto, transita e atua também na música instrumental e universo da canção, atuando como instrumentista, compositor e arranjador. Fez parte do grupo O Choro É Livre  e no grupo vocal percussivo UPA.É atualmente professor de música na Escola PROJETO.   

RAFAEL MARQUES

 

Formado na Escola de Música do IPDAE na classe de Flauta Transversal e Teoria - Percepção e Canto Coral .  Bacharel em música na UFRGS. Vencedor do I Concurso " Melhor Jovem Flautista" realizado pelo VII encontro de flautistas do RS. Atuou como instrumentista no Lux Sonora, Orquestra de Flautas Transversas IPDAE, Orquestra de Sopros Eintracht, Trio à Brasiliana e Banda Ébano e Marfim. Atua como docente de flauta transversal e teoria e percepção musical na Escola de Música IPDAE e na Fundação Ecarta.

JOÃO PEDRO GERMANO PAGLIOSA 

 

Iniciou no Instituto Municipal de Belas Arte, Bagé /RS. Bacharel em Flauta transversal em Música pela UFPEL. Atuou como bolsista de extensão do projeto "Pife na Escola" e integrante do grupo de flautas "Flautosofando,  da UFPEL/RS. Integrou o grupo "Quinteto em Jazz" (Bagé/ RS), foi membro da Orquestra Filarmônica Música pela Música (Pelotas / RS), além de manter atividade de duo com o pianista Nilton Vargas e com a violonista Ana Paula de Lima, bem como o grupo de choro "Seu Valério". Mestrando em música com ênfase em práticas interpretativas pela UFRGS/RS. Atua na Orquestra de Sopro do Centro Cultural Eintracht e como flautista chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Carazinho. Também atua como professora de flauta.

ANA JULIA DREBEL

Integrou o Grupo de Flautas do Santuário das Mães - Novo Hamburgo/RS, a Orquestra Jovem de Novo Hamburgo/RS, o Grupo Instrumental do Coral Canarinhos de NH/RS e estudou flauta transversal na Escola de Música da OSPA/RS. Participa da Orquestra de Sopro de Nova Petrópolis – OSNP – Nova Petrópolis/RS; do Grupo Instrumental da Feevale – Novo Hamburgo/RS; e do  Instrumental do Coral do CTG Porteira Velha - Novo Hamburgo /RS.

OBOÉ

RODRIGO JOSÉ SANTOS SIERVO 

 

Bacharel em sopros - ênfase saxofone pela UFRGS. Estuda oboé no curso de extensão da UFRGS.

EUFÔNIO

MARCOS ANDRÉ NICOLAU DOS SANTOS 

 

Iniciou seus estudos musicais no centro de criatividade musical do Recife, na classe de euphonium.  Licenciado em Música, Técnico em Euphonium, e habilitado pela OMB-PE. Atuou na Banda de Música do Centro Educacional de Olinda, CEMO. Atuou na Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Musical do Recife e como músico convidado na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Musical do Recife, na Orquestra Sinfônica da Cidade do Recife e na Banda Sinfônica da Cidade do Recife. 

Direção Executiva: Renato Santos
Direção Artistica: Gustavo Muller
Direção cênica: Aurea Feijó
Contraregra/ Montagem: Luis Henrique Franco e Bruno Lobo